Quem Somos

HISTÓRICO DA ENTIDADE ​

O Instituto de Promoção do Menor de Sumaré foi fundado em 05 de junho de 1970 por iniciativa do Dr. José Geraldo Barreto Fonseca – primeiro Juiz de Direito da Comarca de Sumaré – e Dr. José Carlos Vieira primeiro Promotor Público.

A princípio, o nome da Entidade era “Pia Sociedade dos Patrulheiros Mirins de Sumaré”, que atendia as crianças e adolescentes carentes do Município. Entretanto, visto as possibilidades de ampliação de suas atividades, a Diretoria reviu e reestruturou a Entidade no mesmo ano de sua criação, passando a denominá-la “Instituto de Promoção do Menor de Sumaré”.

Para melhor execução dos trabalhos, foram criados, na época, departamentos como “Escola de Iniciação Agroindustrial” – este porque a economia da cidade era essencialmente agrícola. Ensinava-se os manejos nas atividades agrícolas para que eles levassem técnicas mais modernas para o local onde viviam com suas famílias e esse trabalho era supervisionado por engenheiro agrônomo. Posteriormente, foram criados o “Círculo de Amigos do Menor” para fortalecer o vínculo com as famílias dos adolescentes e oferecer orientações e acompanhamento das atividades escolares; e, finalmente, “Patrulheiro de Sumaré”, atualmente “Jovem Aprendiz”, para proporcionar a profissionalização do adolescente.

Como Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos, o IPMS é uma entidade declarada de utilidade pública municipal e estadual e está devidamente registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente dos municípios onde atua.

Ofertar ações que apoiem o protagonismo dos adolescentes e jovens e contribuam para desenvolver suas competências socioemocionais, a mobilização social e a mediação do acesso ao mundo do trabalho é fundamental para adolescentes oriundos de famílias em vulnerabilidade social, além cooperar com as estratégias públicas.

VALORES

Missão

Promover a inclusão de jovens por meio de ações socioassistenciais e orientação para o mundo do trabalho.

Visão

Formar cidadãos livres e de bons costumes para atuarem em sociedade conscientes e capazes de mudar a sua realidade de vida através do conhecimento.

Valores

Ética, transparência, responsabilidade social e educativa, excelência no atendimento dos jovens aprendizes que formamos.

Galeria

de EX-presidentes do ipms