PALAVRA DO PRESIDENTE

Hoje damos início ao primeiro evento, de um semestre de festividades, no qual iremos comemorar o cinquentenário deste Instituto. 

Nas primeiras linhas da ata de fundação da então, “Pia Sociedade dos Patrulheiros Mirins de Sumaré”, um grupo de honrados senhores que uniram seus esforços, se comprometiam que, por meio desta organização, prestariam a menores carentes, assistência básica em todos os sentidos e os integrariam a vida social, através de educação e aprendizado profissional; e passados quase cinquenta anos, esta filosofia e este compromisso se mantém. 

Todos aqueles que presidiram esta organização, juntamente com suas diretorias e colaboradores, entenderam e entendem que capacitar não significa apenas preparar para o mercado de trabalho, vai muito além disso. Capacitar é a construção do jovem no que se refere a sua autonomia e autoconfiança.

Quando um jovem passa por aqui, ele recebe ensino sobre técnicas empresariais, aulas de informática, assistência social e psicológica, orientação sobre postura organizacional, enfim, toda uma estrutura para o mercado, mas o que nos orgulha é o capítulo seguinte da história desses jovens; é quando ele já absorveu tudo que poderíamos oferecer, passou por um desenvolvimento sócio emocional e começa a ser o protagonista da sua vida. 

Nesses quase 50 anos de atividades, atendemos a mais 9.000 jovens, que com certeza, a partir daqui, começaram a escrever uma bonita história em suas vidas. 

E foi por isso que entre exposições, lançamento de site ou de selo postal, que serão nossos próximos eventos, escolhi por dar início a estas festividades homenageando àqueles que contribuíram para a criação e o desenvolvimento do Instituto desde a sua fundação, em 1970.

O descerramento da placa que ocorrerá hoje marca o reconhecimento a essas pessoas.

Mais do que retratos, a galeria traz pessoas que foram responsáveis para que esses mais 9.000 jovens fossem inseridos na sociedade de uma forma mais justa e igualitária.

Sumaré, 31 de janeiro de 2020.

Sérgio Henrique Scardovelli

Presidente Instituto de Promoção do Menor de Sumaré.