continuidade Das comemorações do cinquentenário do instituto de promoção do menor de sumaré

Dando continuidade as comemorações do cinquentenário do instituto de promoção do menor de sumaré, nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, será apresentada a ata de fundação da então, “pia sociedade dos patrulheiros mirins de Sumaré”.

Nas primeiras linhas da ata de fundação, um grupo de sete senhores que uniram seus esforços se comprometiam que, por meio desta organização, prestariam a menores carentes, assistência básica em todos os sentidos e os integrariam a vida social, através de educação e aprendizado profissional.

Em 5 de junho de 1970, às 20 horas, na sala de audiências do edifício do Fórum do Município de Sumaré, os presentes: Aristides Moranza – Prefeito Municipal, Dr. José Geraldo Barreto Fonseca – Juiz de Direito, Dr. José Carlos Vieira – Promotor Público, Dr. Jair Malaquias – Delegado de Polícia, Padre Constantino Gardinalli – pároco da cidade, José Miranda – Diretor da Secretaria da Câmara Municipal, e o Dr. Antonio Messias Amadeu – serventuário do segundo Cartório de Sumaré, fundavam a “Pia Sociedade dos Patrulheiros Mirins de Sumaré”, hoje Instituto de Promoção do Menor de Sumaré.

Esta Ata será apresentada aos aprendizes, colaboradores, membros da diretoria e convidados, nesta quinta-feira, às 9 horas, no anfiteatro do Instituto, que fica na Rua Marco Liasch, 210, Vila Menuzzo, região central da cidade.

O evento terá início com uma apresentação musical instrumental do “Quarteto Cultura”, do Centro de Educação Musical de Hortolândia, com um repertório de Música Popular Brasileira. Após, será apresentada aos presentes, a primeira Ata do Instituto, juntamente com o primeiro livro. Este material ficará exposto no saguão de entrada e em abril irá compor o acervo da exposição sobre os 50 anos do Instituto.

“É gratificante termos acesso a este material de quase 50 anos atrás e lermos o objetivo de criação desta organização e nos certificarmos que esta filosofia e este compromisso se mantém até hoje”, disse o presidente do IPMS, Sérgio Henrique Scardovelli.

Seguindo com a programação para celebrar os 50 anos, já está confirmado os seguintes eventos:

Dia 26 de março, às 9h30
Descerramento da placa de nomeação do Auditório do Instituto e homenagem às personalidades que contribuíram para o IPMS.
Local: Instituto de Promoção do Menor de Sumaré.

Dia 25 de abril, às 9 horas
Lançamento da Exposição Fotográfica e Documental – 50 anos.
Local: Instituto de Promoção do Menor de Sumaré.

Maio
Lançamento do novo site do Instituto com a Exposição Fotográfica e Documental em formato digital.

Dia 5 de junho, às 19h30
Jantar em comemoração aos 50 anos do Instituto e lançamento do selo comemorativo alusivo à data.
Local: Salão Social do Clube Recreativo Sumaré.

O INSTITUTO
Fundada em 05/06/1970, a princípio o nome da Entidade era “Pia Sociedade dos Patrulheiros Mirins de Sumaré” e só passou a denominação de Instituto de Promoção do Menor de Sumaré em 1972. O IPMS é uma organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que capacita adolescentes para atendimento a Lei 10.097/2000.

De acordo com a Instrução Normativa 146 de 25 de julho de 2018 toda empresa que possuir sete (7) ou mais funcionários de demandam qualificação profissional, são obrigados contratar aprendizes no percentual de 5% mínimo e 15% máximo de aprendizes com idade entre 14 a 24 anos na condição de aprendiz conforme determina o Art. 2º e §§ 1º, 2º e 3º da Instrução Normativa.

Com sede própria em uma área de aproximadamente 8.000 m2 e 1.840 m2 de área construída, o IPMS tem como diferencial um programa de treinamento de aproximadamente 90 dias anterior ao encaminhamento dos adolescentes para as entrevistas nas empresas da região de Sumaré e Monte Mor, onde o IPMS inaugurou uma filial em outubro de 2019 para atender às normas da Lei da Aprendizagem e os adolescentes da cidade. Posterior a assinatura do contrato os aprendizes fazem as horas previstas no Artigo 11 da Portaria 634/2018.

Os programas oferecidos pelo IPMS, são:

  1. Treinamento:
    Treinamento noventa (90) dias anterior ao encaminhamento com carga horária de quatro (4) horas de segunda a sexta-feira visando preparação dos adolescentes para as práticas nas empresas.
  2. Programa de Aprendizagem:
    Programa de Aprendizagem registrado no Cadastro Nacional Aprendizagem Profissional do Ministério do Trabalho e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em ambos os municípios onde atua, para o Arco Ocupacional Administração que correspondem aos CBO´s 4110-05 Auxiliar de escritório, 4122-05 Office Boy-Girl, 4141-05 Almoxarife e 4151-05 Arquivista de documento.

    Cumprem jornada de seis (6) horas por dia sendo quatro dias (4) em empresas e um dia (1) no IPMS a prática teórica conforme calendário previsto na legislação.
    O Instituto de Promoção do Menor atende aproximadamente oitocentos (800) adolescentes por ano entre os que estão em treinamento e aqueles com contrato de aprendizagem, podendo esse número aumentar de acordo com a demanda das empresas.
    Todos os profissionais do IPMS têm formação superior e são capacitados para fornecer um treinamento eficiente de práticas corporativas, promovendo a inclusão social de adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica por meio de ações sócio assistenciais e orientação para o mercado de trabalho.

    Desde sua fundação, em 5 de junho de 1970, o Instituto já encaminhou mais de 9.000 adolescentes para a prática profissional e muitos desses aprendizes estão ocupando hoje cargos importantes dentro das Unidades Cedentes de Aprendizagem parceiras do Instituto de Promoção do Menor de Sumaré.

Contato: Simone Aparecida Moreira – Gerente Administrativo – Contato fone 3873.1785 R.212
Rede social: https://www.facebook.com/promocaodomenor/

Sr. Sérgio H.Scardovelli e Sr. Davi A.L Filho , homenagem Sr. Davi. IPMS 50 anos
Dr. Breno homenagem do IPMS 50 anos.
Homenagem a Nestor Geraldo Duarte IPMS 50 anos
Sra. Mildred de S. Lara Neto (D. Neguita) Homenagem do IPMS